sexta-feira, 9 de junho de 2017

Opinião - Os Contos de Beedle o Bardo - J. K. Rowling


Título: Os Contos de Beedle o Bardo
Título Original: The Tales of Beedle the Bard
Autora: J. K. Rowling
Editora: Editorial Presença
Tradução: Marta Fernandes e Manuela Madureira
Publicação em Portugal: dezembro de 2008 
Nº de Páginas: 109
ISBN: 9789722340571
Temática: Fantasia, Contos
Lido: 2-10-2016
No Goodreads: 5/5 estrelas 









Sinopse:

Em Harry Potter e os Talismãs da Morte, o sétimo e último livro da saga, Albus Dumbledore ofereceu a Hermione um livro de contos baseados na tradução das runas antigas e ajudaria Harry na sua derradeira missão - destruir os Horcruxes de Lord Voldemort. Assim, em Os Contos de Beedle, o Bardo, encontramos os cinco contos que compõe o livro e, apesar de O Conto dos Três Irmãos ser contado no último volume da saga, os restantes quatro são revelados pela primeira vez. Cinco histórias fantásticas que irão deliciar, divertir e arrepiar tanto Muggles como feiticeiros.

Escrito e ilustrado por J. K. Rowling, parte dos lucros da venda deste livro reverterão a favor do Children’s High Level Group, uma instituição de beneficência que luta pela defesa e promoção dos direitos das crianças, com o objectivo de dar uma vida melhor a crianças e jovens desfavorecidos.


Opinião:
Para dizer a verdade, não tinha expetativas muito altas para este livro. No entanto, até gostei dele!

É um livro bem pequenino, composto apenas por cinco contos, entre eles o 'Conto dos Três Irmãos', mencionado no filme 'Harry Potter e os Talismãs da Morte', último filme da saga. Assim, é um livro sobretudo destinado para os fãs de Harry Potter, pois para aqueles que não o sejam, dificilmente irão achá-lo interessante. 
No final, de cada conto encontram-se algumas notas de Albus Dumbledore, diretor de Hogwarts. O livro não é muito diferente dos contos de fadas infantis a que estamos habituados, apenas fazem parte do mundo mágico, mas até mesmo as próprias personagens não conseguem resolver os seus problemas sempre através de magia. E as mensagens que passam são igualmente muito semelhantes, como a importância do amor, o medo da morte e a esperança na resolução do problema, mas são as persoangens que os enfrentam, não ficam à espera que a magia os resolva.

Fácil, de leitura rápida e ilustrado pela própria J.K.Rowling, os Contos de Beedle o Bardo compõe a Hogwarts Library e para quem é fã da saga de Harry Potter, poderá encontrar aqui uma oportunidade de regressar ao mundo mágico, passar um bom momento e deliciar-se com estes contos, pequenos, mas interessantes! 



Sem comentários:

Enviar um comentário